Sines avança corredor verde com Roterdão e Duisport

Os portos de Sines, Roterdão e Duisport assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) com a Madoqua, uma empresa luso-holandesa especializada em projetos de produção de produtos químicos e gases renováveis. O acordo foi celebrado no sentido de desenvolver um corredor verde focado no transporte de combustíveis alternativos e matérias-primas derivadas do hidrogénio (como o e-amoníaco e o e-metanol), assim como o CO2 liquefeito e outros produtos semelhantes, de Portugal para o Noroeste da Europa.

Presidido pelo Ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, o evento contou com a presença de Mona Neubaur, Ministra da Economia, Indústria, Proteção do Clima e da Energia, e Vice-Primeira-Ministra do Estado Alemão da Renânia do Norte-Vestfália. O acordo foi assinado entre José Luis Cacho, Presidente do Conselho de Administração do Porto de Sines, Wouter Demenint, do Porto de Roterdão, Markus Bangen, do Porto de Duisport, e Rogacciano Rebelo, da empresa Madoqua Ventures.

Este acordo tem como objetivo impulsionar a transição energética e apoiar a descarbonização, promovendo o uso de hidrogénio verde e dos seus derivados. O projeto, que agora se expande dos Países Baixos até à Alemanha, reforça o compromisso dos signatários com uma logística sustentável e um futuro energético mais limpo para a Europa.

Fonte: APS



Postagem Anterior Próxima Postagem