No âmbito do encontro que aconteceu no passado dia 7 de Novembro no Campus de Setúbal, denominado "Navegar no Hipercluster do Mar", num painel sobre novas necessidades de formação e investigação, o professor Nelson Carriço, representando a equipa da Agenda Nexus do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), revelou a criação de um ecossistema focado na Transição Verde e Digital para o setor dos transportes e multimodal. Este projeto, financiado pelo PRR e liderado pela Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS), envolve várias escolas, docentes e bolseiros do IPS, com o objetivo de preparar profissionais para os desafios emergentes no setor.
Para colmatar as necessidades formativas específicas, foi lançada uma pós-graduação em Logística Marítima e Portuária, complementando uma oferta já sólida com a licenciatura em Tecnologias do Ambiente e do Mar e o mestrado em Engenharia e Gestão de Aquacultura, para além de microcredenciais orientadas para o mercado.
O IPS também integra o MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, com foco na investigação em aquacultura e energia eólica ‘offshore’, apresentadas durante o evento pelos professores Ricardo Salgado e Paulo Santos.
Fonte: APP