A consultora Cushman & Wakefield lançou recentemente a sua 43ª edição da Marketbeat Portugal, uma publicação que resume a atividade e as tendências do mercado imobiliário nacional nos primeiros meses de 2024.
De acordo com a publicação, revela-se uma recuperação do mercado imobiliário no setor logístico durante os primeiros meses de 2024. Com uma taxa de desocupação de apenas 4,6% na Grande Lisboa, o mercado enfrenta uma escassez de oferta de qualidade, incentivando o desenvolvimento de novos espaços logísticos para atender à procura. No primeiro semestre, foram concluídos 340.100 m² de novos espaços, dos quais 88% já se encontram ocupados, destacando-se a Plataforma Logística de Castanheira do Ribatejo e o Benavente Logistics Park.
Além disso, há atualmente 277.400 m² em construção, com mais de metade já com ocupação assegurada. Os projetos em curso, como o Panattoni Park Valongo, o Entreposto Logístico de Loures do Lidl e o Bloco Logístico de Almeirim, estão a responder à crescente procura por espaços logísticos modernos e bem localizados.
O crescimento da procura e a limitada oferta de qualidade elevaram as rendas prime, especialmente em Lisboa e no Porto, refletindo a valorização do mercado. Com novas oportunidades de desenvolvimento e uma recuperação sólida, o setor logístico em Portugal mantém uma perspetiva positiva para o futuro, com potencial para consolidar ainda mais o seu papel estratégico na economia nacional.
Consulte a publicação aqui.
Fonte: Cushman & Wakefield