O Porto de Aveiro e a Autoridade Portuária da Corunha assinaram um memorando de entendimento para fortalecer a cooperação em iniciativas de transição ecológica e promoção de uma indústria sustentável, com um foco particular no desenvolvimento de energia eólica offshore. Este acordo visa estabelecer diretrizes para uma ação conjunta que incentive o intercâmbio de conhecimentos e experiências no âmbito da descarbonização e transição energética.
A colaboração entre os portos pretende não apenas reduzir as emissões, mas também modernizar as infraestruturas portuárias e adaptar as operações logísticas para serem mais sustentáveis, criando um modelo de porto verde. Como os portos são pontos centrais nas cadeias logísticas globais, esta parceria tem o potencial de influenciar a cadeia de valor logística, promovendo práticas de baixo carbono nas operações portuárias e nas indústrias circundantes.
Além disso, o acordo pretende gerar sinergias económicas e ambientais que beneficiarão as economias regionais do Norte e Centro de Portugal e da Galiza. Através de ações conjuntas e partilha de informação técnica, espera-se que esta cooperação impulsione novos projetos industriais e logísticos sustentáveis, posicionando os portos como catalisadores de inovação e sustentabilidade na logística.
Fonte: APP
Eduardo Feio, Presidente do Conselho de Administração do Porto de Aveiro, e Martín Fernández Prado, Presidente da Autoridade Portuária da Corunha, Espanha. |